O Programa Fortalecendo Famílias – PFF é uma metodologia preventiva voltada para famílias com filhos entre 10 e 14 anos. O programa acontece ao longo de sete semanas com atividades para pais e filhos e tem duração de duas horas por encontro.

A idéia é uma adaptação feita pelo Ministério da Saúde a partir da versão do Strengthening Families Programme, criada no Reino Unido.  Para a condução dos encontros são necessários três facilitadores. No Brasil, os profissionais formados são, em sua maioria, da Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e que geralmente já trabalham com famílias no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Não há, entretanto, restrição para que outros profissionais de diferentes setores atuem no Programa.

Na entrevista a seguir a supervisora nacional do Programa Fortalecendo Famílias Viviane Rocha, conta como funciona o programa e mostra alguns resultados  expressivos na produção de mudanças comportamentais.

O que exatamente acontece ou deixa de acontecer na família que pode proporcionar um ambiente de proteção ao invés de risco?

Quando conversamos sobre prevenção, é comum que as pessoas tenham uma ideia já formada de que o núcleo familiar tem muita importância nas escolhas que os membros daquela família farão ao longo da vida. Para  o Programa Fortalecendo Famílias são os vínculos entre pais e filhos os grandes indicadores de que as pessoas ali poderão seguir rumos benéficos incluindo sua saúde mental.

Qual é a proposta do programa Fortalecendo Famílias para fortalecer esses vínculos?  

A proposta desse programa é desenvolver atividades em grupo ao longo de sete semanas abordando temas comuns ao cotidiano de uma família. Em cada um dos sete encontros, acontecem os três tipos de reunião: pais, filhos e família. Pais e filhos participam de encontros separados porém simultâneos. Assim que se encerram as atividades específicas, as famílias se reúnem num único espaço e passam a trabalhar juntos. No total, o encontro dura cerca de duas horas.

Quais são os temas trabalhados no programa?

Os temas propostos vão desde atitudes gentis e de elogio uns aos outros até a construção de um projeto de vida, passando pelo desenvolvimento de habilidades de comunicação assertiva, empatia, solução de conflitos, estabelecimento de regras de convivência e diversão em família.

O que se espera do Fortalecendo Famílias e quais são os resultados já observados?

Como resultado, espera-se que essas famílias tenham progressivamente mais habilidade para lidar com os conflitos e dar suporte mútuo expressando afeto, amor sem abrir mão dos limites necessários.

O programa apresenta resultados internacionais expressivos na redução dos comportamentos agressivos, antissociais e do abuso de álcool, além do fortalecimento dos vínculos. No Brasil, os dados de avaliação da intervenção brasileira, realizada pela Universidade de Brasília (UnB), demonstram que os jovens e seus familiares identificaram-se com as atividades e fizeram ótima adesão às ações. Os participantes apresentaram bons níveis de participação, satisfação com os procedimentos e apreciação dos temas como relevantes para a própria vida.

Desde 2013 foram formados mais de 280 profissionais para a condução dos encontros com as famílias nas seguintes cidades: Brasília – DF, São Paulo -SP, São Bernardo do Campo – SP, Florianópolis -SC, Fortaleza-CE, Rio Branco e região do Alto Juruá, no Acre. Até o momento, mais de 50 grupos foram realizados totalizando 400 famílias que finalizaram o PFF.

48 thoughts on “Supervisora do Fortalecendo famílias conta como funciona o programa

  1. Muito bom o projeto Fortalecendo as famílias para os que estão envolvidos no uso das drogas. O problema é que nem todos os familiares participam, ou por estarem trabalhando, ou até por falta de interesse em participar desses encontros. Muitos dependentes não tem apoio da família para tentar recuperá-lo. Também se sentem rejeitados pelos familiares. Existem muitos fatores familiares que de certa forma, ajudam o jovem entrar no mundo das drogas. O interessante seria criar projetos de prevenções para que a família participasse e conseguisse encaminhar seus filhos, antes que eles conheçam esse caminho que quase é sem volta, que é das drogas.

  2. É importante investir em políticas públicas que atendam e deem assistência às famílias com apoio na saúde, educação, etc, e fortalecendo os vínculos familiares para que possam lidar com possíveis conflitos e ofertar maior estrutura no lar e educação dos filhos.

  3. Esse programa visa a inclusão do indivíduo dentro da sociedade, com o cuidado sempre de trazer a família, ou seja, resgatar valores e papéis importantes na convivência social e familiar.

  4. É através de projetos assim que se ameniza e se previne grandes conflitos vivenciados em família, gostaria que esse papel de redução de conflitos familiar realizado pelo CRAS, contasse realmente com a ajuda de profissionais de diversos setores.Pois atitudes simples como educação e fortalecimento de vínculos familiar se constrói uma sociedade forte e saudável.

  5. Any business today aims to be on the first page of major search engines for higher visibility and higher sales. In order to gain online visibility it is recommended to use a good SEO services provider. A good SEO agency will have someone who is fluent in English, even if they are located in another country.

  6. Que programa legal, realmente as famílias devem se sentirem valorizadas, e a convivência familiar em harmonia leva os indivíduos a se respeitarem mutualmente.

  7. Este projeto de prevenção é muito interessante desde que a família colabore
    por que eu trabalho com grupos de auto ajuda encontro muita dificuldade //
    para a pessoa que sofre da dependencia e a família não aceita relatar que //
    tem um usuário de drogas dentro da sua casa e uma outra é o dependente//
    desejar ser ajudado pelo grupo de auto ajuda e nunca pelos seus parentes //
    somente quando ele vê que está no fundo do poço.

  8. Acho este programa de grande importância, através dele muitas famílias serão beneficiadas. O stress e irritação do dia a dia impede o diálogo e sem atenção as pessoas tomam atitudes equivocadas e assim se afastam das melhores oportunidades. Acredito que este programa pode contribuir e fortalecer as familias como também resgatar o vinculo familiar.

    • Noeli, nota-se que a falta de diálogo entre a família é grande. Hoje muitos pais perderam a paciência com os filhos e também não tem tempo para eles, assim dificultando ainda mais a união entre eles.

  9. Achei o programa muito bom. O encontro em si, já é de grande valia, quanto mais conseguirmos unir as famílias, mais estaremos prevenindo o uso de drogas. Quando a criança consegue interagir com sua família, muitos dos seus problemas são superados.

    • O programa é viável, ele busca atender as famílias nas suas necessidades básicas e no fortalecimento dos vínculos entre os membros da família. Uma família bem estruturada pode lidar melhor com os problemas do cotidiano e ter uma vida melhor.

    • Márcia, hoje os pais não disponibilizam muito tempo para seus filhos, justificando que estão cansados do trabalho, mas eles tem que entender que o filho é dependente dele desde seu nascimento até a maior idade.

  10. Em nosso município não temos um programa que presta apoio, nem as famílias e nem aos usuários. Existe um Hospital onde acontece os internamentos e quando os pacientes recebem alta geralmente são encaminhados para apoio psicológico, infelizmente o Departamento de Saúde agenda atendimento com a psicóloga, mas a mesma não comparece para atender o paciente e nem da um parecer afirmativo ou negativo quanto ao atendimento.

  11. Este programa é de extrema importância para orientar as famílias que estão passando por este problema que atinge grande parte da sociedade contemporânea, pois a família é primordial no tratamento dos usuários, e profissionais qualificados e atentos tem muito a contribuir durante o processo.

  12. É necessário entender o começo médio e fim , entendermos do assunto para poder aborda lo, a familia é a base de tudo . ela tem que ter sustentabilidade em todas suas necessidades . . A compreensão dos fatores de risco são imprescindíveis para evitar u.m mal maior . Partindo desse ponto inicia a prevenção . Mas o governo como um todo tem q fazer sua parte , oportunizando dignidade aos seres para seu desenvolvimento.

  13. Vivemos momentos turbulentos tanto socialmente como politicamente, e as notícias e informações que recebemos todos os dias estão nos deixando apavorados e se as famílias não tiverem equilíbrio emocional não consegue superar os desafios que somos expostos todos os momentos. As famílias precisam de ajuda e o programa é excelente e muito bem desenvolvido.

  14. Esse programa tem como prioridade resgatar o vinculo familiar ,que a muito tempo tem sido abalado. Com comportamentos agressivos de uso abusivos de álcool e drogas. Hoje essas famílias, tem oportunidade de resgatar o respeito dos seu familiares. Através desses programas que podem ser oferecidos, em várias instituições como: escolas,CRAS e CREAS, e etc. Espero que este programa realmente consiga, restituir nossas famílias,que pouca a pouco estão sendo destituídas.

  15. O Sistema Único de Assistência Social, entre os seus princípios e eixos estruturantes, apresenta a matricialidade sociofamiliar, onde é o núcleo social básico da acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social; sendo assim aproveito o ensejo para parabenizar iniciativa de ações como esta de grande valia no desenvolvimento humano/social. Grata pela oportunidade de participação.

  16. Estou encantada com esses programas e gostaria até de mais informações. Acredito ser desta forma que se atinge essas famílias com trabalhos desta magnitude, famílias que muitas vezes esta bem próximas de nós. Não sei se nonde moro tem um projeto deste tipo, acredito que não, mas gostaria de saber como pedir para acontecer aqui.

  17. Estou achando muito proveitosa e benéfico para a sociedade, mesmo porque o foco está mais centralizado no ambiente familiar que há muito tempo vem sendo massacrado pelo sistema capitalista e pela mídia que tenta incutir na família valores degradáveis e causa uma certa distração de modo que nada é promovido para que esses laços afetivos sejam fortalecidos e agora existe pelo menos por parte do programa uma conscientização de que o lar é o local extremamente determinante de caráter e formação da personalidade e também potencializador, tanto para o bem quanto para o mal, e esse olhar diferenciado com certeza pode ser um fator determinante para um programa de prevenção e também de promoção de saúde.

    • As famílias precisam de informações e atenção, a vida tumultuada e cheia de compromisso afasta as pessoas. O stress e irritação do dia a dia impede o diálogo e sem atenção as pessoas tomam atitudes equivocadas e assim se afastam das melhores oportunidades. O programa pode contribuir com as famílias e ajudá-las a retomar com os vínculos familiares e ajudar com as decisões.

  18. Acredito que esse Programa Fortalecendo Famílias, pode ser a posteriori transformado em um projeto contínuo, melhorando assim a vida de centenas de famílias brasileiras.

  19. Sendo trabalhadora do SUAS há quatro anos venho buscando conhecer novas ferramentas para trabalhar problemáticas como o uso de substância psicoativa por crianças, adolescentes e adultos, pois o consumo abusivo e constante de álcool e outras drogas, pela minha vivência está como fator importante no aumento da violência doméstica, evasão escolar, acidentes automobilísticos, transtornos mentais, subempregos e redução da qualidade de vida da família e da sociedade.
    O Estatuto da Criança em seu artigo 4 fala que é dever da FAMILIA, da sociedade e do governo proteger as suas crianças e adolescentes e garantir que seus direitos fundamentais não sejam violados. Acredito que quando uma criança ou adolescente se torna dependente as politicas públicas falharam com essa família de origem, seja a saúde, seja a educação ou a justiça. Empoderando as famílias, onde elas conheçam os seus direitos e tomam posses deles teremos uma sociedade mais justa.

  20. Boa noite! Este é um curso que me interessa fazer, é a prevenção na família, pois todos os problemas está ali relacionados, assim como as soluções, até mesmo para os mais graves, como a dependência química. Alguém pode me informar como fazer este curso? Obrigada e abraço fraterno.

  21. Percebemos que as famílias em geral são vítimas das condições precárias das políticas públicas no Brasil. E oferecer este tipo de trabalho acaba por diminuir tanto sofrimento vividos por este público.

  22. Diante desta perspectiva, faz-se necessário a compreensão de ações voltadas para a intervenção e superação de suas dificuldades, haja vista que o usuário de drogas é produto de determinações históricas, do ambiente e da conjuntura ao qual se encontra.

  23. Acho de tremenda importância a educação das famílias, tanto para a prevenção de seus filhos sadios, como para no desenvolvimento dos cuidados em seus lares, e em seu meio social, com seus já dependentes químicos.

  24. O programa tem como função unir o laço familiar, no qual a família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância, com as famílias frequentando este programa irá aproximar mais pais e filhos! Fico feliz em saber com a existência desse programa.

  25. No que venho entendo é uma forma de unir pessoas e grupos respeitando ,suas particulariedade e a caracteristica do seu espaço de convivência no objetivo da redução ao danos em pessoas na situação de drogatização.

  26. Entendi como jogo elos, o trabalho de fortalecimento de laços familiares , daí partindo-se para o coletivo, que compõe toda a comunidade dessas famílias.
    É um excelente programa e deveria ser introduzindo em todas pequenas cidades do Brasil, responsabilizando os CRAS e CREAS para trabalharem em conjunto, daí diminuir drasticamente essa solução de conflitos.

  27. “A Família é a base da sociedade”, já se fala, se ouve e se escreve essa frase há anos.
    Com a emancipação da mulher, com o divórcio, com o desemprego, com a situação financeira precária de muitas famílias, obrigando as mães deixarem seus filhos com terceiros e muitas vezes sozinho, os valores foram se perdendo, aumentou o uso de drogas, a violência, etc.
    O Fortalecendo Famílias, creio que vem para trazer reflexão sobre sentimentos, pertencimento, empoderamento, educação…vem para fortalecer vínculos.
    Esperamos que o programa prospere e ajude nossas famílias!

  28. Estou realizando este curso justamente para aprender e conhecer que trabalhos tem sido desenvolvido pelo governo, juntamente com escolas e outras instituições que abordam o tema e levam para a pratica a maneira de produzir fatores de proteção.
    Reduzir os riscos, de crianças virem a se tornar usuários e consecutivamente potencias dependentes.
    Pois, se quando crianças, ensinarem à seus cérebros a funcionarem sobre o efeito de substancias, tornar-se-ão grande o empenho delas em faze-lo desaprender.
    Minha gratidão aos que se empenham em formar este curso e promover multiplicadores da saúde mental no pais, sejam nas escolas, nas instituições, no consultório de rua, CAPS.
    Obrigado.

    • O trabalho com a família é muito importante pois através de recursos associados familia/filhos/pais/sociedade juntos poderam realizar um trabalho de parceira, buscando soluções adequadas para fortalecer as pessoas a dizerem não as drogas.e se tiver envolvimento que a família seja trabalhada a saber como lidar com os usuários

  29. É muito importante que as famílias tenham conhecimento e vençam as barreiras com os adolescentes pois nesta fase de conflito muitos acabam se encaminhando para o mundo das drogas. Com esse programa tende a família aprender um com o outro a encontrar soluções para seus problemas sem que haja a quebra do laço familiar, muito comum quando ocorre a tendência ao uso de álcool ou drogas.

    • Com certeza precisamos refletir e muito sobre esse problema, mas acredito que com a união da família os desafios são superados com maior facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>