Articulado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD-MJ), o Jogo Elos – Construindo Coletivos é um programa preventivo, direcionado a crianças entre seis e dez anos, que vem sendo aplicado em diversas regiões brasileiras. O programa se traduz em uma proposta lúdica na qual educandos, divididos em equipes, são convocados a seguir certas regras de convivência, combinadas coletivamente entre alunos e professor.

Com o objetivo de construir novos modos de convivência social, o programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, entre eles o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas.

O Jogo Elos, nome dado ao programa em sua adaptação cultural para a realidade brasileira, foi desenvolvido originalmente na década de 1960, na Universidade de Kansas, EUA, pelos pesquisadores Harriet Barrish, Muriel Saunders e Montrose Lobo, com o intuito de ajudar os professores a gerirem melhor suas salas de aula e contribuírem na mudança comportamental positiva de seus estudantes.

A coordenadora de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, Raquel Turci Pedroso, e a multiplicadora nacional do programa, Flora Lorenzo, contam um pouco sobre o Jogo Elos:

O Elos é implementado por professores e se configura como uma estratégia lúdica de mediação das relações interpessoais no contexto de sala de aula. O educador, por meio do fomento ao trabalho em coletivos, atua na sensibilidade e respeito das crianças em relação a si mesma, ao outro e ao que é do grupo. O jogo é conduzido de três a cinco vezes por semana durante todo o ano letivo, podendo ser realizado em conjunto com qualquer atividade pedagógica que não necessite da intervenção direta do educador.

O programa propõe a redução de fatores de risco e o favorecimento de fatores de proteção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas nos ambientes escolar e familiar às crianças da faixa etária atendida. Abrange ações voltadas à redução de interações que aumentam potencialmente sua vulnerabilidade, especificamente interações caracterizadas como agressivas, de dispersão e de retraimento nos contextos de sala de aula. Paralelamente, pretende fomentar o desenvolvimento de habilidades de vida e de proteção ao fenômeno em questão.

Fomentar atitudes positivas e colaborativas promovendo a construção de coletivos democráticos; oportunizar o desenvolvimento de habilidades sociais como autoconhecimento, autocontrole, autonomia, assertividade, empatia, escuta, oralidade e tolerância; fortalecer o vínculo entre alunos e professores, são alguns dos objetivos centrais do programa.

Os dados de monitoramento de processos referentes a um ciclo de implementação da versão brasileira, juntamente a dados de avaliação da estratégia – conduzida por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e pela Universidade Federal de Santa Catarina – mostram que, na percepção dos educadores, o programa contribuiu para o desenvolvimento de algumas habilidades de vida para as crianças e o aprimoramento da qualidade nas relações em sala de aula. Além disso, trouxe impactos positivos na autopercepção do educador e em seu manejo de sala de aula.

Ao final de um ciclo, percebeu-se que a maioria  dos educadores afirmaram que o programa contribuiu para uma mudança de percepção positiva sobre si mesmos como educadores. É importante ressaltar que tanto professores quanto diretores consideram o Jogo Elos bastante útil para produzir mudanças nos  comportamentos dos educandos  em sala de aula, como se vê no gráfico a seguir.

grafico_jornalelos

Atualmente, o programa está em execução em algumas cidades do Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. É possível, ainda, implementar o Componente Familiar-Comunitário do programa nos municípios interessados. Suas ações são voltadas às interações entre as crianças acompanhadas pelo Elos, seus pais ou cuidadores e adultos de referência que compõem sua comunidade de pertencimento. Tal componente é aplicado por facilitadores, previamente formados pela equipe do Programa, que são profissionais das redes de saúde (UBS, CAPS, NASF e/ou outro) e educação de cada território das escolas,  por meio de três encontros voltados ao desenvolvimento de habilidades de vida e de proteção às crianças da faixa etária atendida pelo programa.

124 thoughts on “O que é o programa Jogo Elos – Construindo Coletivos?

  1. Muito interessante o comentário. Mas minha reclamação são essas dores. Quando enfrentei uma crise de dores nas costas, o médico me falou desse colchão ortopédico. Quem daqui já ouviu falar? Ouvi dizer que cuida até insonia.

  2. Muito interessante o jogo Elos, pois se consegue alcançar grande parte do seu público de alunos, então poderá ser colocado em prática em outros estados. Tudo que traz beneficio e progresso as escolas e alunos, é válido.

  3. Sabemos que com o lúdico a criança assimila com mais facilidade, clareza por se tratar e usar metodologias que fazem a referida pensar, decidir sozinha a situação que achar pertinente.
    Parabenizo a equipe construtora deste projeto belíssimo.

  4. O jogo dos Elos é programa do Governo Federal, iniciou em 2014 .seu principal objetivo esta no diminuir os fatores de risco,trabalhando a questão social com as crianças de faixa etária dos 6 anos á 10 anos ,trazendo uma proposta lúdica.

  5. Pelo que pude observar o jogo do elos é um programa muito interessante para ser aplicado nas escolas, pois ajuda na proteção e na redução de fatores de risco e proteção ao uso de drogas, tais como alcool, tabaco e outros.

  6. Muito bom o jogo Elos, através dele podemos trabalhar valores de forma lúdica, reforçar e valorizar atitudes positivas e necessárias para nossos alunos.

  7. O jogo de elos é uma ótima estratégia lúdica que incentiva atitudes positivas que favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades sociais com ênfase no fortalecimento de vínculos entre alunos e professores, construindo novos modos de convivência e incidindo sobre comportamentos.

  8. Um jogo que promove um beneficio grande para as escolas e para nossos alunos, precisamos combater esse mal que atormenta tantas famílias, e o principal fator para se proteger é a informação e consequentemente a prevenção.

  9. O projeto utilizado com o jogo ELOS é de grande valia, pois através da construção de vínculos entre o educador e o aluno se ameniza os conflitos de forma precoce vivenciado por essa criança que provavelmente seria uma futura vitima de uso de substâncias abusivas.O educador precisa estar ciente de seu papel pois o seu olhar de observador irá influenciar no desenvolvimento deste ser em transformação.

  10. Todo e qualquer programa que trabalhe com crianças de acordo com faixas etárias, visando o incentivo e o melhoramento comportamental, social, educacional fazendo com que a criança cresça e se desenvolva em educação e comportamento social, possibilita um crescimento consciente e o desenvolvimento intelectual dessa criança, eis que faz com ela saia de um mundo desenvolvido por si que a possibilita viver “protegida”. O burilamento da criança visando a interação com outras a ajuda a se sentir igual com toda a criança e esse crescimento psicológico e interativo passa a ser um prática, ao ponto de influenciar outros membros da família em função de seu novo comportamento.

  11. Muito pertinente o programa. Pois interagem em grupo, orientando para o aprendizagem em sociedade…Facilitando uma articulação para ‘resolução’ dos problemas, que terão futuramente.

    • Achei muito interessante este programa. Sabemos que os jogos e o lúdico chamam muita atenção das crianças , principalmente nesta faixa etária, e sendo uma forma de prevenção ao uso das drogas, é interessante aplicar em todas as escolas. Quero aprofundar mais nas pesquisas sobre o Elos para que possa trabalhar com meus alunos em sala de aula,

      • O jogo de elos é bastante interessante, busca incidir sobre o comportamento dos alunos do tipo agressivo, hiperativo, tímido etc, trabalhando habilidades sociais e criando novos vínculos e comportamentos através de habilidades desenvolvidas. Estratégia muito importante na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

  12. A realidade da educação brasileira é bastante limitadora quando se trata de projetos, levando em consideração uma dinâmica que as vezes é confusa e de aplicabilidade contrastante de contexto. Pensar a participação efetiva de professores, alunos e pais é uma proposta de diversos projetos de ação, mas que param na dificuldade de interação das partes apontadas. Assim acredito que projetos como esse são de fundamental importância para o desenvolvimento efetivo da educação, no entanto é preciso muito empenho para ultrapassar as barreiras de imperam.

    • Giza, concordo quando diz que existe dificuldade em interagir entre professores, pais e alunos. Nem todos aceitam mudanças, mesmo que seja para melhor.

  13. Trabalhar com a prevenção e a promoção em saúde usando as tecnologias leves é menos desgastante para o profissional e tem muito mais resultado no final.

  14. ainda não tinha ouvido falar sobre este jogo. Muito interesante aqui na nossa cidade não é usado este jogo como fazer para conhecer melhor e aplicá-lo aqui?

  15. Achei muito interessante… Como faço par ter acesso a este jogo? Pois trabalho com grupos de crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo junto ao CRAS em Boca da Mata -AL e gostaria de aplicar junto aos meus educadores com nossas crianças em vulnerabilidades sociais… Principalmente envolvidos com a droga.

  16. Fortalecer a prática pedagógica com ludicidade, sempre é mais atrativo, levando uma nova forma de pensar, interagir e reproduzir conhecimento.

  17. Achei interessante e gostaria de aprofundar-me mais sobre esta proposta que já está sendo executada em algumas escolas.
    Creio que se continuar tendo bons resultados, todas as escolas possam aderir a esta forma de ensino e prevenção, tanto para crianças como para jovens. também acredito que seria viável observar a possibilidade da aplicação desse jogo Elos nas escolas de sistemas prisionais como por ex. em CASEs – Comunidades de Atendimento Socioeducativo que trabalham com jovens em situação de risco ou Jovens em conflito com a lei.

  18. Muito interessante. Quero ler mais a respeito. Na minha opinião o lúdico é uma das melhores ferramentas para trabalhar com as crianças e os adolescentes. Eu gostaria de ler mais a respeito deste jogo!

  19. Quero saber mais a respeito do jogo Elos, como funciona? Precisamos de estratégias para ajudar nossos alunos a refletirem sobre suas ações e seu papel na sociedade como sujeito de transformação social.

  20. Muito interessante este projeto. Na minha opinião, esse projeto deveria ser implantado em todos os municípios que compõem o nosso vasto território brasileiro. Uma vez que o crescimento de usuários de substâncias psicoativas (infarto-juvenis) tem crescidos, e todo esforço é válido no combate às drogas.

  21. Muito interessante esse curso. Inclusive, na minha opinião, acho que o mesmo deveria ser obrigatório em todos os municípios que compõem o nosso vasto país. Uma vez que os problemas relacionados a substâncias psicoativas estão crescendo alarmante mente.

  22. Fiquei interessada em possuir mais informações e aprender sobre o jogo, pois aqui não tem informações suficientes para entender os procedimentos do jogo.

  23. Não conhecia esse jogo Elos ,mas é muito interessante essa didática dele, trabalho na área de segurança pública e estou participando de um projeto de prevenção as drogas ,nas escolas com a turma do fundamental ll,estou cursando pedagogia e gostaria muito de conhecer melhor essa forma de trabalhar com a criançada.Penso que educar é a melhor solução pois o bom cidadão assim como o bandido são frutos da sociedade e o acolhem.

  24. Parecer ser muito interessante o jogo! Nunca ouvi falar aqui na minha cidade Antonio João/MS, gostaria de saber como implantar/ sugerir para escolas daqui trabalharem, tem alguém para dar as instruções? Como funciona?

  25. Gostei muito do projeto. Acredito que são ações inovadoras e construtivas que transformam. Tudo que estiver inserido para contribuir com a educação precisa ser compartilhado. Precisamos unir forças e resgatar valores através de ações coletivas. Que comece pela divulgação e ampliação do projeto para promover oportunidades para todos.

  26. Uma luz para minhas dúvidas quanto a possibilidade de atuar em favor de estudantes afetados diretos ou indiretos pelas drogas e álcool. Vejo que o lúdico é a técnica utilizada pelo projeto para o desenvolvimento de atitudes mais saudáveis e para o melhor rendimento das crianças. Apesar de não atuar diretamente com essa faixa etária, gostaria de poder participar desse programa, pois na unidade escolar que trabalho é possível colaborar em parceria com as profissionais da educação infantil e fundamental 1.

  27. Concordo com Avelina Maria e Angela Maria, aqui na minha cidade nunca ouvi falar, mas todo recurso para uma auto prevenção é muito válido para melhorar a condição de vida das crianças. Gostaria de saber mais desse jogo.

  28. Todo projeto que visa a melhora da educação das nossas crianças será sempre bem vindo.
    A prevenção contra o uso de drogas, o relacionamento interpessoal e comportamental de uma criança, tudo isso
    visa o aprimoramento de uma dinâmica de prevenção para se ter um futuro promissor.
    Só preciso saber como funciona esse Jogo Elos na prática aqui na minha região. Vocês podem me explicar?

  29. Penso que projetos que trabalham as relações interpessoais no ambiente escolar são muito bem vindos. Nos tempos atuais, são mais que necessários. Acredito que iniciativas como o Projeto Elos devem ser multiplicados. O investimento na formação dos sujeitos se faz necessário para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, saudável e humana. Vejo nessa iniciativa um verdadeiro trabalho de prevenção.

  30. O projeto é bem interessante , pois trabalhar no coletivo desenvolve o respeito ao próximo e muitos outros valores fundamentais na formação de nosso educando. A aprendizagem através do lúdico é muito produtiva.

  31. como funciona? o que fazer para implantar e aplicar na escola,qualquer um pode fazer? Gostei muito e gostaria de fazer com meus alunos. Auardo resposta
    obrigada!

  32. Não consegui assistir o vídeo do jogo mas li as informações tudo no coletivo chama a atenção esse jogo deve ser mais divulgado .As congregações religiosas tem espaço de Escola Dominical para crianças esse jogo alertava os alunos sobre as drogas toda sociedade tem a responsabilidade de orientar as crianças.

  33. Confesso que nunca tinha ouvido falar no jogo Elos. Mas achei interessante a ideia. Os educandos aprendem brincando questões como: comportamentos, escuta entre outros.

  34. Trabalho em uma EMEI , onde é comum as rodas de conversas, com objetivos bem semelhantes, gostaria de conhecer melhor o
    Jogo Elos , acredito que poderia me auxiliar na condução da roda, assim como ajudaria as crianças.

  35. Gostaria muito de conhecer o Jogo elos. Ser utilizado nas atividades com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas, acredito que daria um excelente resultado. Pois a maioria destes adolescentes são usuários de drogas.

  36. Ola achei interessante a iniciativa, esse programa. Gostaria de saber como funciona para expandir a outras regiões no caso Centro Oeste , se tem algum curso, conhecer melhor o projeto.

    Aguardo respostas
    Att

    Jessica maydan

  37. Gostei muito deste programa . Acredito que este jogo deveria ser adotados por todas as escolas.É importante que todos possamos desenvolver um programa de prevenção ao consumo de drogas. Devemos cuidar das nossas crianças deste pequenos e desenvolver nelas a capacidade de fazer escolhas corretas.

  38. É muito interessante o jogo elos. É importante atividades desse tipo nas escolas por que incentiva na área da comunicação e aprendizado. A coletividade e interação enriquece o conhecimento de cada participante, produzindo uma nova formação não só individualmente, mas, ao grupo envolvido.

  39. Boa tarde, após tomar conhecimento a respeito do programa Jogo Elos, fiquei bastante curiosa em saber como funciona, gostaria muito de conhece-lo, pois projetos como esse é de fundamental importância nas escolas, pois a formação cidadã está em nossas mãos.
    Obrigada e até breve.

  40. Boa tarde,
    O projeto parece tão bom que deveria ser implantado em todos os municípios, não somente em escolas, mas em comunidades com crianças que apresente fatores de risco.
    Existem facilitadores realizando esse projeto em Juiz de Fora, Minas Gerais?

  41. muito boa essa ideia, é interessante despertar nas crianças a importância do pensar e se comportar diante das atividades realizadas, dividir e obedecer, criando uma ótima interação entre alunos e professores.

  42. Parece ser muito bom o projeto. Tenho muitos problemas de comportamentos em sala de aula. Alunos agressivos, não conseguem dialogar para resolver os conflitos existentes, eles já partem para agressão física.

  43. A escola tem seu papel fundamental na formação da personalidade daquela pequena pessoa em formação. Como um dos grupos sociais, palavras de grandes estudiosos, é la onde a criança tem algumas de suas principais influências e o papel do professor é crucial, pois ele aponta caminhos os quais podem ser escolhidos a trilhar. Então esse programa contribui substancialmente para que a criança tenha escolhas saudáveis e garanta um futuro longo e apartado das drogas.

  44. Gostaria de saber se existe no Rio de Janeiro pessoas que fazem esse tipo de treinamento ?
    Porque assim usaríamos esse processo nas escolas.

  45. Realmente trabalhar na criança a arte de jogos é interessante e faz a criança a pensar e se comportar na ação de dividir e obedecer, essa interação entre alunos e professores, faz muito bem a todos e o professor pode observar melhor construindo juntos as tarefas em conjunto com a turma.

  46. As crianças estão indo para a escola cada vez mais cedo. É muito importante abordar este assunto pois, pois ás vezes a orientação de um professor é mais bem aceita até que os próprios pais.Mostrar os riscos com vídeos, filmes, documentários. Para que cresçam ciente do mal que a droga causa.

    • Com certeza um excelente programa, deve ser incentivado e aplicado em todo o Território nacional, e uma ótima ideia para nossas escolas.

  47. Foi muito interessante o vídeo com os depoimentos dos participantes gostei muito, vejo que de estrema importância por o jogo em pratica no meu local de trabalho . Muito obrigada.

  48. Mediante informações acima descritas, pode-se perceber importância que este Jogo Elos apresenta no desenvolvimento das crianças, principalmente no que diz respeito a prevenção de doenças psicossociais, uso de álcool e outras drogas, bem como, no convívio social, ou seja, em seu desenvolvimento e iteração com as pessoas que estão ao seu redor. Espero que o mesmo seja implantado nas demais escolas do país e que todos consigam alcançar os mesmos e/ou melhores resultados.

  49. É importante ser implantado em todas as escolas, já que é na escola que a criança tem contato e passa a conviver com as primeiras pessoas que não fazem parte do ciclo família, onde se formam as amizades.

  50. Acredito ser um modelo que deveria ser obrigatório, já que ajuda construir cidadãos de bem. O jogo não gera competitividade e sim responsabilidade. Trabalha o ser como um todo e faz com que coisas tão pequenas como controlar o timbre de voz , se torne grande. Isso nos mostra um resultado que eles trarão pra uma vida toda.

  51. Bom dia,seria mais uma pergunta,poderia haver alguma possibilidade de este projeto ser realizado em outras frentes de trabalho;tais como:Comunidades carentes,associações de moradores,etc?

  52. Gostaria muito de conhecer o programa e multiplicâ-lo para que as nossas criancas sejam salvas dessasdeste mal que sao as drogas.

  53. As escolas brasileiras devem ser aplicadas, pois somos complementos de educação entre família e escola
    As famílias estão cada dia mais distante de seus filhos com isto, seus filhos adotados pelos interessados pela lucratividades do uso destas crianças
    A Escola responsável pela formação cidadã .há de haver uma interação nestes dois pilares a formação social destas crianças, com isto distancia-los do uso indevidos de drogas
    Este projeto deverá ser implementado em todas escolas com profissionais ou com formação em cursos de prevenções de drogas por estarem apito em pedagogias ou técnicas em drogadicção e sociologia compreendendo alem da educação escolar a social e psicológicas do estudantes e da família

  54. Sendo tão importante o Sistema Elo ,deveria ser ampliado para o Brasil, envolver familiares,educadores e toda a comunidade, seria ideal.mas não é a realidade.

  55. Por outro lado existe escolas no nosso Estado que os alunos vivem em situações de risco pois está sempre sendo assediado por pessoas que vendem drogas.

  56. O Sistema Elo que existe em uma escola no nosso Estado,é realmente muito interessante,eu como tia de um aluno participei de um evento,onde se aplicava eles sistema envolvendo ,familiares, cuidadores ,pessoas da comunidade e até o responsáveis pelo transporte dos alunos.

  57. Creio que o programa é otimo, se bem aplicado pois sempre que falamos de convivência social temos que pensar no todo e em humanização de todos ali envolvidos!

  58. Gostaria de ter esse projeto em mãos para implanta-lo nas escolas de meu município,realmente não o conheço,estou ficando a par agora e já gostei.

  59. É de grande valor e importância, desenvolver esses princípios de valores ainda na infância, essa aplicação do jogo Elos será uma ferramenta a mais no que se refere as atividades socioeducativas, e que obtenha sucesso além das fronteiras, que esse projeto tenha alcance em todas as regiões e municípios brasileiros.

  60. É sabido que a família tem papel fundamental no desenvolvimento do individuo como ator principal e que a escola é uma extensão dessa construção. Há famílias que não tem formação psicológica adequada a esse desenvolvimento para a criança e o jovem. A proposta desse jogo elo tem uma assertiva quando propõe de uma madeira lúdica a percepção do aluno na interação do seu consciente com o meio ambiente o qual está inserido.

  61. A MELHOR MANEIRA DE ENTRAR E FAZER PARTE DO MUNDO INFANTIL É O LÚDICO, E A ESCOLA AJUDA NA COMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO,TODOS OS RECURSOS SÃO VALIDOS PARA ALERTAR,CUIDAR E PREVENIR NOSSAS CRIANÇAS.

    • Estou de acordo com a resposta da Avelina Maria da Silva Torres, achando também que deveria ser aplicado em todas as escolas, pois com certeza, seria muito raro, alguma criança não aceitar entrar no jogo, como também seria raro, alguma criança, futuramente, cair no erro.Todo recurso é válido para educar, alertar e prevenir nossas crianças.

  62. É muito importante começar desde cedo, prevenir nossas crianças para serem adultos limpos de qualquer tipo de vícius. A escola é um territorio conhecedor deste problemas, cianças que são agressivas, que não desenvolve o papel de um bom aluno etc…Isto aonde tem maior facilidade de conviver com pessoas de uso …

  63. Sou representante de uma entidade que trabalha com tratamento, ressocialização e agora queremos prevenção. Sou aluno de psicologia e especialista pela Unifesp em dependência química. Quero participar desse treinamento.

  64. Falta mais divulgação e informação do jogo elos. Pode acontecer como foi com a ferramenta de avaliação de desenvolvimento Heloísa Marinho, um trabalho fantástico e desperdiçado.

  65. Novas metodologias de ensino, sempre são validas e muitas são estimulantes, trazendo uma nova dinâmica para os alunos e para os professores, contribuindo para o ensino aprendizagem.

  66. Em Aracaju já existem facilitadores realizando esse projeto? Quais são as escolas e quanto é o salário do facilitador?

  67. E um jogo articulado ,para professores em beneficio de ajuda para as crianças de faixa etaria escolar, acredito que e somente pela prevenção é que conseguiremos atingir metas satisfatoria para concluir o avanço das drogas e do alcool.
    E vendo esta pesquisa, na qual e satisfatoria para os professores e para os Diretores ,concluimos que e exatamente nas escolas de primeiro grau que se da o grande modelo para as gerações no futuro.

  68. achei muito interessante essa interação do jogo elos com as crianças. Pois trabalha ,ensina os diversos problemas e situações das questão social. Aprendem brincando as regras de comportamento , valores ,educação entre outros….

    • o jogo Elos é uma estrategia de grande valor .pois trabalhar coletivamente. Da ao aluno um leque de possibilidades ,entre o ensinar e o aprender ,conviver e viver em sociedade. pois todos nos,. abraço Edite Teresina alunos ou professores temos nossas dificuldades.Essa estratégia de ensino é interessante . abraço Edite Teresina Pi

  69. Parece bastante interessante… precisamos conhecer e verificar sua aplicabilidade com adultos principalmente no sistema prisional.

    • O Jogo Elos é uma estratégia muito interessante. Possibilita o aluno a ter troca de experiências, ensinar e aprender com os demais.

      • Concordo com você Juliana é uma das didáticas para fazer nossos alunos a interagir uns com os outros, e assim aprender de forma dinâmica e prazerosa.

    • Achei muito interessante a proposta, e tenho alunos com estas dificuldades, gostaria de saber como ser inserida neste programa e até mesmo conhece-lo, pois seria um algo a mais na minha escola.

      • O Programa Jogo Elos é relevante, pois os idealizadores tiveram a sensibilidades de trabalhar interventivamente, com a faixa etária de 6 a 10, esta face é considerada de risco, pois em alguns lares crianças convivem com esta situação. Este projeto com interface com a Politica de Educação, traz benefício importantíssimo para a formação e condução das crianças e seus familiares.

    • Acho uma pena não estar em todas as escolas, e predisposição de professores para implantar a proposta, já que muitos, não
      vejo interesse algum em fazê-lo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>