A prevenção do uso de drogas é feita por pessoas de diferentes áreas, nos mais variados contextos e realidades: em comunidades em que há tráfico de drogas, com população em situação de rua, em ambiente familiar ou em abordagens policiais. Com tantas formas de abordagem possíveis, é importante entrar em contato com outros projetos, que podem servir de exemplo e inspiração. É por meio da troca de experiências e de informações que se constrói uma rede de acolhimento mais forte e conectada, capaz de lidar com todos os tipos de situações.

O CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, nas últimas edições, procurou projetos desenvolvidos em diferentes comunidades, entrevistou conselheiros e lideranças comunitárias e alguns cursistas, mostrando sua atuação na formação das redes de acolhimento. Isso ficou registrado em vídeos que podem ser encontrados no canal Conselheiros SENAD, no YouTube. Os conteúdos são variados e contemplam, por exemplo, entrevistas com os autores do material didático, rodas de conversas e debates com especialistas da área, e vídeos explicativos sobre algumas etapas do Curso.

Em Recife, por exemplo, as redes de acolhimento para dependentes de drogas integram vários setores: justiça, saúde, assistência social, educação, segurança pública, ONGs, cultura e esporte. A cidade é dividida em seis territórios, cada um com uma estrutura básica para o atendimento, que buscam, por meio da intersetorialidade, contemplar todas as necessidades daqueles que buscam ajuda. “O usuário não chega com uma demanda só de assistência social; ele chega com uma demanda de saúde, de previdência, de trabalho. Então, nós nunca estamos sozinhos; nós sempre precisamos nos articular”, diz a chefe de setor do Centro POP de Recife, Érika Leão. Para saber mais sobre como se dá esse processo, acesse o vídeo:

Em Florianópolis, o Instituto Arco-Íris trabalha com redução de danos e amparo a usuários e detentos. O  Asas da Liberdade, projeto desenvolvido pelo instituto em unidades de detenção feminina nas cidades catarinenses de Tijucas, Itajaí e Florianópolis, atende mulheres em situação de reclusão. “É muito bom quando você acha que está tudo perdido e vê que tem pessoas que ainda confiam em ti, que te resgatam”, conta Sayonara dos Santos, que participou do projeto e hoje é Agente de Redução de Danos do Instituto. Ela faz intervenção de campo em outro projeto, o Travessias Urbanas, que trabalha com redução de danos de garotos de programa e moradores de rua, a maioria deles usuários de álcool e outras drogas. Para conhecer mais sobre o Instituto Arco-Íris, assista ao vídeo disponível em:

Outra instituição que atua em Florianópolis, na comunidade Monte Serrat, é o Centro Cultural Escrava Anastácia, que possui projetos que atendem usuários e famílias e oferecem oportunidades aos jovens, colaborando para a prevenção do uso de drogas e do envolvimento com o tráfico. Além das Casas de Acolhimento, que recebem pessoas em situação de rua e filhos de usuários de drogas, dando abrigo, comida e amparo, o Centro também desenvolve projetos voltados especificamente para jovens. Entre esses projetos,  estão o Procurando Caminho, que busca a reintegração e a socialização dos jovens a partir da prática do surf; a Incubadora Popular de Empreendimentos Solidários, que dá suporte à criação de micro e pequenas empresas; e o Jovem Aprendiz, que oferece cursos e tem parcerias com empresas para empregar os participantes. Você pode conhecer um pouco mais sobre as ações do Centro no vídeo que está disponível em:

Os vídeos são inspiradores e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada no tema. A 7.ª edição do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS já está com as matrículas abertas. Você pode acessar o formulário na aba “Matrícula”. O Curso é oferecido na modalidade a distância a 40 mil pessoas de todo o Brasil.

31 thoughts on “Canal no YouTube tem conteúdos de outras edições do Curso

  1. Eu tinha uma certa noção em relação as drogas,más depois que aprofundei neste curso pude ver a dimensão do problema e o quanto ainda precisamos se unir para que tenhamos mais ideias no combate as drogas.

  2. É importante dizer que o curso foi de grande relevância para o meu conhecimento pessoal e profissional, pois o mesmo tem a capacidade de desenvolver uma interação entre o estudante e os professores e colegas do ambiente, fazendo com haja um aprendizado significativo durante suas atividades e discussões.
    como agradecimento, peço que seja disponibilizado outros com a mesma categoria.
    at.te Dalva

  3. Achei muito interessante o papel das instituições que não se preocupam apenas em tirar as pessoas das drogas, mas sim recupera-las. Outra coisa que achei importante é o amparo a seus familiares, em especial as crianças que são afastadas do seu familiar dependente de drogas.

  4. Boa tarde
    este curso me trouce um grande aprendizado pois já trabalhai com população de rua e sei que se tiver que trabalhar novamente estarei mas preparada

    • EU gostei muito deste curso vou um grande aprendizado para mim, quero participar de outras edição do SUPERA.
      hoje estou preparado para trabalhar com as pessoas que são dependente químico. E é uma forma de estender a mão a quem precisa. Quero agradecer toda equipe do SUPERA como os tutores e os colegas de curso vale, foi muito bom estar com vocês.
      Abraços: Matheus Mendonça.

      FELIZ NATAL E UM 2016 DE MUITA PAZ,SAÚDE E PROSPERIDADE PARA TODOS!

  5. Esse curso é de uma importância única, no meu caso que faço trabalho com famílias pois as acompanho, é um trabalho contínuo, além disso também faço parte de pastoral, então esses conhecimentos e aprendizados que a gente leva pro resto da vida.

  6. olá,
    bom dia,
    só tenho que agradecer a oportunidade de estar participando desse curso, uma riqueza de aprendizado,
    nos quais irá me habilitar a trabalhar bem melhor em minha comunidade. Parabéns a toda a equipe da SENAD/NUTE, pelo excelente trabalho. amei, obrigada, muita luz

  7. Parabéns a todos que participaram na elaboração deste curso.
    Foi muito instrutivo.
    Alargou os horizontes.
    Ampliou os conhecimentos.
    Nos motivou a ação.

  8. O curso de conselheiro trouxe muita de riqueza de conhecimento para prática de estagiária e como agente comunitária de saúde , adorei o curso permitiu trabalhar com mais segurança como agir e se comportar diante de um adicto. Olhar um dependente de substância psicoativa sem descriminar e percebe que o problema é caso de saúde pública.Estou muito feliz de realizar este curso.
    Parabéns pela organização do curso.Obrigada!
    Andréia Vieira

    • Olá.

      O curso é totalmente gratuito, a partir da sétima edição nosso material é completamente online, diferente das edições anteriores que disponibilizamos material impresso também. O curso terá duração de 2 meses e serão auto-instrucional, o que quer dizer que não teremos tutores ou monitores, você será o construtor do seu próprio aprendizado a partir do material online e as trilhas de aprendizagem. As aulas serão disponibilizadas nas trilhas de aprendizagem, embora o curso tenha essa trilha de aprendizagem, o tempo diário que você irá dispor para a realização das atividades é por sua conta. Lembrando que, você terá que cumprir as tarefas até a data limite de termino, não importando por exemplo, se atrasou na trilha de aprendizagem e terminou o ultimo mês de curso em uma semana, o importante é cumprir as atividades obrigatórias até a data de encerramento para garantir que será avaliado para suposta aprovação.

      O NUTE-UFSC e a SENAD-MJ agradecem a sua participação.
      Atenciosamente,

      Coordenação Geral do Curso
      Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional_NUTE
      Universidade Federal de Santa Catarina_UFSC

    • Olá,

      Infelizmente não poderemos abrir uma nova data para as matrículas, encerradas no dia 14/09/15, devido ao processo de produção de materiais já previstos para a 7ª edição.

      Atenciosamente.

  9. Decerto, este é um curso bastante relevante para a formação e capacitação do profissional, tornando-o mais preparado para compreender e lidar com as situações contextuais de uso de drogas, bem como sus complexidade.

    • Olá Maria,

      Se tem interesse em participar do Curso, é possível matricular-se na 7ª edição do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, acessando o site http://conselheiros7.nute.ufsc.br/, clicando na guia “Matrícula” e preenchendo o formulário completo até o final.

      AS MATRÍCULAS ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 14 DE SETEMBRO.

      O Curso começa em 1.º de outubro e termina em 7 de dezembro de 2015, totalizando 120 horas ao longo dos dois meses de duração. A Certificação será disponibilizada ONLINE.

      Atenciosamente,

  10. Essa capacitação será muito importante para maior conhecimento referente as drogas e também de grande valia no sentido de proporcionar aos líderes comunitários um melhor preparo para atuar na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas através do fortalecimento da rede comunitária.

    • Gostei dos videos onde analisei as situações de vulnerabilidades como a droga no ambiente famliar, mãe perde a aguarda de sua filha devido a droga, a prostuição entre outras.Mas contextualizei a interação entre as equipes e redes no desenvolvimento das atividades em prol do fortalecimento dessas situações de vulnerabilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>