A prevenção ao uso de drogas envolve profissionais de diversas áreas que formam uma rede para acolher e aconselhar usuários, famílias e comunidades. Nesta edição, serão oferecidas 40.000 vagas para capacitar conselheiros estaduais e municipais, líderes comunitários e demais interessados de todo o Brasil, buscando fortalecer a atuação em rede para a prevenção do uso de drogas e sua interface com a temática da violência.
O Curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ), e está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE-UFSC), e será oferecido gratuitamente na modalidade de ensino a distância.

A 7.ª edição do Curso já está com as MATRÍCULAS ABERTAS. Podem se inscrever atuantes dos Conselhos Municipais de Segurança, sobre Drogas, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, da Saúde, de Assistência Social, Escolares, da Juventude, do Idoso, do Trabalho e de Segurança Comunitária. Também podem participar líderes comunitários em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, policiais, agentes comunitários de saúde e demais interessados em atuar na prevenção de outras drogas por meio do fortalecimento da rede comunitária.
Nesta edição, o Curso começa em 1.º de outubro de 2015, com carga horária de 120 horas e dois meses de duração. Este Curso possibilitará aos conselheiros e líderes comunitários a articulação de uma rede local preparada para abordagem das questões relacionadas ao uso de drogas nos municípios brasileiros.
Para realizar a matrícula basta acessar o site www.conselheiros7.com.br, clicar na aba “Matrícula” e preencher o formulário com os seus dados.