O CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS está indo para a 7.ª edição, e pessoas de todo o Brasil podem participar.

Com o objetivo de capacitar conselheiros estaduais e municipais,  líderes comunitários e demais interessados para a atuação na prevenção do uso do crack, álcool e de outras drogas, o Curso é realizado por profissionais de diferentes áreas: Psicologia, Saúde, Educação, Segurança, entre outras.

Alguns cursistas que participaram das edições anteriores deram depoimentos sobre a experiência e relataram como colaborou para sua atuação na comunidade e transformou o modo como lidavam com os usuários de drogas.

“O curso tem proporcionado esse espaço de informação, para que nós possamos substituir nossas ideias preconcebidas e clichês por atitude e conhecimento inovadores. Na minha vida, eu percebo um novo horizonte: não basta apontar e culpar pelo uso de drogas, nós temos que, juntos, buscar soluções”, avalia o cursista do Distrito Federal.

Cada um utiliza os conhecimentos adquiridos durante o Curso de maneira diferente, adaptando os conteúdos à própria realidade. Mesmo que não atuem de forma direta na prevenção do uso uso de drogas, alguns profissionais realizam o Curso em busca de um complemento. É o caso de uma das cursistas que é enfermeira sanitarista em Pernambuco. Em seu depoimento destaca, por exemplo, a importância do Curso para ela: “É uma ampliação do conhecimento sobre o tema, então está me fornecendo uma atualização. Embora eu não atue diretamente com drogas, está inserido no meu trabalho, que é saúde pública”.

Outro cursista do conselho tutelar da Bahia percebe que o Curso oferece subsídios para melhorar o atendimento às famílias dos usuários. No depoimento, ele conta: “Eu tiro dúvidas. Tem pessoas, mães, que nos perguntam, e a gente começa a dialogar. Tenho certeza de que o Curso vai me ajudar bastante durante as reuniões nas escolas, nas comunidades”.

A 7.ª edição  está sendo desenvolvida pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (NUTE-UFSC) e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ).

24 thoughts on “Profissionais que já realizaram o Curso dão depoimento sobre o aprendizado

  1. È o primeiro curso que realizo sobre drogas, e já percebo o quanto ele está sendo importante pra mim, já que sou professora e minha escola está vulnerável a esse problema.

  2. Bom dia
    Estou completando o segundo Curso e é de extrema importância o conhecimento adquirido.Quero receber convite para os próximos que com certeza participarei,aprendi muito. Gostaria de saber se posso divulgar para outros conselhos dos municípios de Cachoeirinha e Gravataí

    Obrigado

  3. Este curso foi muito bom e esclarecedor, agradeço a oportunidade de estar interagindo nesta etapa.Com certeza se tiver novas etapas continuarei com muito prazer. Abraços a todos.

  4. sempre faço curso on-line gosto muito o curso de vocês e de uma excelente qualidades tenho apendido muito e posso esta passando parra os usuários do CRAS ONDE TRABALHO SOU ASSISTENTE SOCIAL

  5. O curso oferece oportunidade de melhor atender aos usuários e suas famílias que buscam atendimento na crise nos serviços de Pronto Atendimento psiquiátrico em que trabalho. Parabéns e espero poder participar de novas propostas e atualizações.

  6. Tenho realizado muitas orientações familiares e em muitas das orientações sempre surgem queixas relacionadas a dependência química. Portanto sinto a necessidade de estar mais atualizado.

    • Olá José,

      Se tem interesse em participar do Curso, é possível matricular-se na 7ª edição do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, acessando o site http://conselheiros7.nute.ufsc.br/, clicando na guia “Matrícula” e preenchendo o formulário completo até o final.

      AS MATRÍCULAS ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 14 DE SETEMBRO.

      O Curso começa em 1.º de outubro e termina em 7 de dezembro de 2015, totalizando 120 horas ao longo dos dois meses de duração. A Certificação será disponibilizada ONLINE.

      Atenciosamente,

    • Olá Luciano,

      Nesta edição do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, serão implementados os princípios da autoformação.

      Nessa proposta, o cursista poderá seguir o percurso pedagógico sugerido ou, ainda, criar o seu próprio percurso, transitando pelos conteúdos de maneira livre, e, assim, construir seu próprio aprendizado.

      O tempo diário que você irá dispor para a realização das atividades é por sua conta, não importando se no período matutino, vespertino ou noturno.

      O Curso começa em 1.º de outubro e termina em 7 de dezembro de 2015, totalizando 120 horas ao longo dos dois meses de duração.

      O Material será todo online, por intermédio de uma Hipermídia, E-book.
      Os materiais complementares também estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do Curso.

      Atenciosamente,

  7. BOA TARDE
    PARTICIPEI DO ULTIMO CURSO DE 2015,FOI ME MUITO UTIL, ESTOU GRADUANDO EM SERVIÇO SOCIAL PELA FACULDADE UNIESP, COM TERMINO EM DEZEMBRO DE 2015,SOU MORADOR NA CAPITAL DE SAO PAULO,EM 2016 ESTOU ME MUDANDO PARA A CIDADE DE ITALHAEM NO LITORAL PAULISTA , AO QUAL PRETENDO DESENVOLVER PROJETOS PARA ATENDIMENTO A DEPENDENTES QUIMICOS, AVENDO ENTEREÇE ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL OBRIGADO

  8. Sou enfermeira, professora para o Técnico de enfermagem , tenho certeza de que o curso vai ajudar bastante durante as aulas.

  9. Participei do Curso anterior e, pude vivenciar momentos nunca presenciados no dia a dia . Conheci situações vividas pelas famílias com problemas sérios de uso de álcool, a carência é muito grande . o Curso pode proporcionar este momento rico de conhecimento . Obrigada. lucia.

  10. É o terceiro curso que estou a fazer pois é um complemento muito importante para mim que sou um ex-dependente álcool e drogas ilícitas, encontrei as respostas nos 12 Passos de A. A. do porque foi escravo dessas substancias e como eu poderia me abster e dar continuidade na recuperação fazendo uma reformulação em meu interior, sem isso eu posso ate manter me abstinente mas continuando a sofrer com os maus hábitos adquiridos no período em que consumia exageradamente todas as substancias que deturpou todos meus instintos naturais que Deus me deu.
    Esses cursos vem me enriquecendo de conhecimentos qual hj com muito prazer procuro ajudar minha comunidade e a sociedade onde preciso conviver.
    Quem quiser meu depoimento sobre minha ativa mande um e-mail pedindo que eu tenho o prazer de enviar com o intuito que eu possa ajudar alguém.
    E. Ávila

  11. Sou assistente social e tenho muito interesse de fazer o curso para enriquecer o meu currículo e aprender pois penso que o ser humano está em eterno aprendizado .

    • Olá Rosilene,

      Se tem interesse em participar do Curso, é possível matricular-se na 7ª edição do CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, acessando o site http://conselheiros7.nute.ufsc.br/, clicando na guia “Matrícula” e preenchendo o formulário completo até o final.

      Atenciosamente,

    • BOA TARDE
      ROSILENE ESTOU GRADUANDO EM SERVIÇO SOCIAL PELA FACULDADE UNIESP DE SAO FAZ MESMO O CURSO E OS MATERIAL DIDATICOS SAO DE PRIMEIRA VOCE VAI VER.MANTEREMOS CONTATO ABRAÇOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>